sábado, 4 de julho de 2009

Quem Foi São Paulo Apóstolo?


SÃO PAULO APÓSTOLO


Um judeu nascido na diáspora, isto é, fora da Palestina. Os judeus da diáspora tinham geralmente dois nomes – um judaico (Saulo ou Saul) e outro “inculturado” (Paulo). Nascer e viver até os 15 anos fora da Palestina auxiliou na formação de seu caráter e personalidade, pois os judeus da diáspora eram normalmente mais tolerantes e abertos aos não-judeus e seus valores culturais. Por exemplo, os judeus da Palestina tinham o hebraico como única língua sagrada que Deus usou para se revelar, dando origem ao Antigo Testamento. Paulo, ao contrário, conheceu e estudou o Antigo Testamento numa tradução grega conhecida como Setenta.

Tarso, sua cidade natal, era o que se pode chamar de “cidade universitária”, famosa por abrigar filósofos importantes, como os estóicos, cínicos, sofistas etc. Paulo adolescente bebeu dessas águas, e em suas cartas se nota que ele se serviu dos valores desses grupos para anunciar Jesus. O fato de ter nascido numa grande cidade – supõe-se que Tarso tivesse 200 mil habitantes – é significativo em sua vida. Com efeito, Paulo se destacará como evangelizador das metrópoles com suas culturas.

Característica principal de Paulo é sua abertura aos não-judeus a fim de levar-lhes o anúncio de Jesus Cristo. Não fosse por ele, e pela comunidade de Antioquia da Síria que ele representa, aquilo que mais tarde se chamaria “cristianismo” seria simples ramo do judaísmo, talvez morrendo sufocado dentro da Palestina. Paulo deu asas ao cristianismo na condição de pioneiro.

“Sou ministro de Jesus Cristo entre os pagãos, e a minha função sagrada é anunciar o evangelho de Deus, a fim de que os pagãos se tornem oferta aceita e santificada pelo Espírito Santo” (Romanos 15,16).

Pe. José Bortolini, ssp

O Domingo (13/7/2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário