domingo, 5 de julho de 2009

Ás Epístolas de São Paulo

A parte mais importante e mais conpíscua dos escritos apostólicos são as epístolas de São Paulo, inclusive pelo volume de texto, pois, sozinhas,constituem mais da metade desses escritos,mas sobretudo pela profundeza e vastidão de doutrina teológica e pela abundância de ensinamentos morais de que estão repletas.

Conforme o uso dos antigos escritores S. Paulo não escrevia as cartas de próprio punho, mas ditava-as, pelo menos uma (Rom,16,22) conhecemos o nome de quem a escreveu. Paulo punha no fim de seu próprio punho, a assinatura, com algumas palavras de saudação ou benção.

As cartas, a pedido do próprio apóstolo, foram passando de uma comunidade a outra, formando assim o cânon que chegou até a nós,mas este cânon não compreende a totalidade das cartas que se originam do Apóstolo. Na 1Cor 5,9 há notícias de uma epístola anterior, cujos vestígios se perderam totalmente entre a primeira e a segunda carta ao mesmos Coríntios, intercalou-se,como opinam autores de renome, outra ainda.

Além disso, a epístola aos laodicenses mencionada em Col 4,16 não se identifica com a dos eféseos e deve-se dizer que também esta se perdeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário