domingo, 25 de junho de 2017

Scrum - A arte de Fazer o Dobro do Trabalho na metade do Tempo

Scrum - A arte de Fazer o Dobro do Trabalho na metade do Tempo

Nos últimos tempos, pela crise que assola no país tem se intensificado nas empresas a máxima da otimização de recursos, financeiro e humanos, onde cada vez mais as empresas estão exigindo de seus colaboradores a realização de atividades com muito mais eficiência e rapidez do que a tempos atrás.

Isto também esta se tornando o diferencial de profissionais e empresas, aqueles que conseguem atender a seus clientes, sejam eles internos ou externos com a máxima eficiência, em relação a custo, prazo e qualidade diference das demais empresas e profissionais do mercado.

Para isto vem se empregando inúmeras técnicas e métodos e um deles é o SCRUM, método criado por Jeff Sutherland ex-piloto da força área americana, especialista em biometria, inovador no início da tecnologia dos caixas eletrônicos e também atuou como diretor de várias empresas de ramos diversos.

Com esta método inovador ele conseguiu simplificar a vida e o trabalho de muitas pessoas pelo mundo, pois atua focado em um dos maiores bens da humanidade: o tempo (tão escasso ultimamente), com o aumento da produtividade e otimizando o tempo tem se demonstrado a melhor maneira de mudar nossas vidas.

A metodologia SCRUM tem sido aplicada não só no ramo da tecnologia, tem se mostrado eficaz em vários outros segmentos, desde projetos sociais a desenvolvimento de complexos empreendimentos e em empresas de pequeno, médio e grande porte.


Para implementação do SCRUM temos os seguintes passos básicos

  1. Escolha um Product Owner
  2. Selecione uma equipe
  3. Escolha um Scrum Master
  4. Crie e ordene de acordo com as prioridades, um backlog
  5. Refine e estime o backlog
  6. Planeje os Sprints
  7. Torne o trabalho Visível
  8. Scrum Diário (reunião diária)
  9. Revisão do Sprint (Demonstração)
  10. Retrospectiva do Sprint
  11. Comece de imediato o sprint seguinte
Fluxo do Processo Scrum








Para entender melhor o SCRUM recomendo fortemente a leitura do livro de Jeff Sutherland Scrum a Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do tempo (Titulo deste post), nele há explicação de como nasceu esta metodologia e alguns exemplos da aplicação da mesma pelas empresas o que facilita um pouco o entendimento.

No inicio pode parecer complicado, mas seguindo o que o próprio Jeff coloca o "pulo do gato" é continuar e ir melhorando a cada sprint até que a equipe ganhe uma velocidade que você irá se surpreender.


Boa Leitura!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário