domingo, 26 de fevereiro de 2017

Como manter um projeto de sistema empresarial nos trilhos? Faça as perguntas certas.

Na ultima edição de Janeiro de 2017 da PM Network  o autor De Andrew Robinson, PMP, descreveu um arquivo muito interessante sobre como manter um projeto nos trilhos e como fazer para selecionar realmente os projetos que venham a agregar algum valor a empresa e evitar desperdícios de recursos financeiros e humanos com projetos que não tem identificação alguma a visão estratégica da empresa

Ultimamente muitas empresas estão inserindo em suas estruturas o departamento responsável pelo controle e gerenciamento de projetos o chamado PMO (Project Management Office), ou agregando esta função a alguma outra área, porém em muitos casos questões importantes para selecionar ou iniciar um projeto são desconsideradas.

Abaixo segue alguns pontos citados por Andrew em seu artigo que acredito ser de suma importância e valem a pena ser consideradas.

Perguntas para Lideres de Projetos de Desenvolvimento 
  1. Como este projeto oferece suporte a um objetivo estratégico?
  2. Esse sistema é apoiado pela liderança senior, e ela esta envolvida como parte interessada e acessível para equipe?
  3. Você está customizando mais de 15% do sistema ERP? (Customizações superiores a 15% põem em risco a implantação, devido ao aumento de complexidade do processo. Manter as atualizações de software também pode ser um pesadelo.)
  4. Você pode adaptar o processo padrão do fornecedor? (Requisitos legais ou estatutários obrigatórios pode tonar uma customização ampla inevitável e difícil manejar.)
  5. Você identificou e abordou todas as partes interessadas e seus requisitos? Como, quem e quando? Todos os requisitos são realmente necessários?
  6. Mergulhe profundamente nesta pergunta  - Você tem um plano de testes e tempo para eles no cronograma de desenvolvimento?

Se ouvir negativas  a qualquer destas perguntas, reavalie o investimento e considere seriamente cortar as perdas logo no inicio. Mas digamos que você passe por estes obstáculos com exito. A TI esta ansiosa para começar a implantação. Respire e aborde as seguintes questões:

  1. Vamos falar sobre o controle de modificações. Como você vai  conseguir a adoção por toda a empresa? O que esta fazendo em termo de treinamento e comunicações ? (Se as respostas incompletas, adie o lançamento)
  2. Como você saberá que obteve adoção  e o sistema esta funcionando conforme o planejado? Como será medido o desempenho? (Quero ouvir sobre pesquisas e indicadores)
  3. Como você pode ter certeza de que os benefícios estratégicos estão sendo  realizados após o lançamento?

Idealmente, as repostas serão satisfatórias e a implantação pode prosseguir, caso contrário repense o projeto

Artigo publicado da revista PM NETWORK De Andrew Robinson, PMP

Janeiro de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário